Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1488
Título: Optimização de recursos na construção de linhas de caminhos de ferro
Autor: Silva, Filipe Amourous Aguiar
Orientador: Martins, Armando
Asseiceiro, Francisco
Palavras-chave: Caminhos-de-ferro
Via-férrea
Catenária
Optimização
Materiais
Equipamentos
Mão-de-obra
Planeamento
Railways
Track
Overhead lines
Optimisation
Materials
Equipment
Labour
Planning
Data de Defesa: Jan-2012
Citação: Silva, Filipe Amourous Aguiar - Optimização de recursos na construção de linhas de caminhos de ferro. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2012. Dissertação de mestrado.
Resumo: Os Caminhos-de-ferro representam um conjunto de abordagens quase ilimitadas, nestes termos, o tema proposto – “A optimização de recursos na construção de linhas de Caminhos de Ferro”, incidirá particularmente sobre a optimização dos recursos: i) materiais; ii) mão-de-obra; iii) equipamentos, afectos a construção da via e da catenária. O presente estudo pretende traçar um encadeamento lógico e intuitivo que permita manter um fio condutor ao longo do todo o seu desenvolvimento, razão pela qual, a sequência dos objectivos apresentados constitui um caminho que permitira abrir sucessivas janelas de conhecimento. O conhecimento da via e da catenária, a compreensão da forma como os trabalhos interagem com os factores externos e a experiência na utilização das ferramentas de planeamento e gestão, são qualidades que conduzem certamente a bons resultados quando nos referimos a necessidade de optimizar os recursos na construção da via e da catenária. A transmissão e reciprocidade da informação, entre as fases de elaboração de propostas e de execução da obra, representam um recurso que pode conduzir a ganhos de produtividade. A coordenação e outro factor determinante na concretização dos objectivos de optimização dos recursos, que se efectua, quer internamente, quer exteriormente. A optimização de recursos na construção da via e da catenária representa o desafio permanente das empresas de construção do sector ferroviário. E neste pressuposto que investem na formação e especialização da sua mão-de-obra e na renovação tecnológica dos seus equipamentos. A optimização dos materiais requer aproximações distintas para o caso da via e para o caso da catenária, assim como, os equipamentos e a mão-de-obra não podem ser desligados, pois não funcionam autonomamente, no entanto a respectiva optimização obedece a pressupostos diferentes.
When speaking of railways we mean a variety of nearly unlimited approaches and therefore the issue now being presented “The optimisation of resources in railway building”, will mainly focus on the optimization of materials, labour and equipment assigned to track laying and erection of overhead lines. The purpose of this document is to set logic and intuitive chaining making it possible to abide by a story line all along its development stages and that is whythe sequence of goals becomes a path to opening a series of windows on knowledge. Track and overhead line equipment knowledge and understanding how work interact with outside factors coupled with experience in using planning and management tools are assets leading unquestionably to good achievements. Indeed, that is what is meant by the need to optimize resources in railway building and overhead line erection. Transmitting and sharing knowledge from bidding to execution of work is also a way to achieve productivity gains. Likewise, coordination is determining when it comes to optimise recourses, either in-house, or outside the company. Optimising resources in railway building and overhead line erection is a permanent challenge railway contractors are faced with and this is why investing in staff training and upskilling and in state-of-the-art technologybecomes a top priority. As for materials, optimisation requires distinct approaches for track and overhead line erection. Likewise, equipment and labour cannot go uncoupled, for they do not work on their own. Yet, optimisation conforms to different criteria.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1488
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