Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1487
Título: Ensaios de carga em Portugal: viabilidade de normalização
Autor: Marques, Ana Sofia Sequeira Mesquita
Orientador: Santos, Luís Miguel Pina de Oliveira
Palavras-chave: Ensaios de carga
Observação de estruturas
Instrumentação
Avaliação de segurança
Normalização
Load tests
Observation of structures
Instrumentation
Structural assessment
Standardisation
Data de Defesa: Set-2011
Citação: Marques, Ana Sofia Sequeira Mesquita - Ensaios de carga em Portugal: viabilidade de normalização. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado subordina-se ao tema: “Normalização de Ensaios de Carga”, sendo esta uma temática pouco desenvolvida em Portugal e para a qual não existe qualquer legislação. Os ensaios de carga são realizados em Portugal sem que haja uma legislação que normalize a sua realização e por isso cada entidade segue a sua metodologia nomeadamente entidades como o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) ou a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Os objectivos principais deste trabalho são o estudo da legislação estrangeira existente para ensaios de carga e o seu confronto com as metodologias seguidas em Portugal, com o intuito de identificar aspectos consensuais e controversos e definir questões que possam ser transpostas para um documento normativo português. Este trabalho inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, através da qual vão ser abordados conceitos básicos sobre os ensaios de carga como os seus objectivos, os tipos de ensaios ou o modo de tratamento de resultados e será elaborada uma breve resenha histórica dos ensaios de carga. É estudada a legislação existente noutros países, seleccionando-se os aspectos mais relevantes. São também abordadas as metodologias adoptadas por diversas entidades em Portugal como o LNEC e a FEUP. Por último, numa vertente mais analítica serão seleccionados os aspectos mais relevantes da legislação internacional e será estabelecido o confronto com as metodologias seguidas em Portugal de maneira a identificar aspectos relevantes a constar num documento normativo a elaborar futuramente em Portugal.
This dissertation is subordinated to the theme: ―Normalization of load tests‖ which is an undeveloped theme in Portugal and for which there is no legislation. Load tests are performed in Portugal without any legislation to standardize its occurrence, and therefore each entity follows its methodology such entities as National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) or the Faculty of Engineering of the University of Porto(FEUP). The main objectives of this study are the study of foreign legislation that exists for load tests and its comparison with the methodologies followed in Portugal with the aim of identifying consensus and controversial aspects and set questions which could be translated into a Portuguese normative document. This work begins with a state of the art, through which basic concepts will be addressed on the load tests as their objectives, the types of tests or the mode of treatment results and will be develop a historical summary of the load tests. It is studied the existing legislation in other countries, selecting the most relevant aspects. The methodologies adopted by other entities in Portugal, like LNEC and FEUP arealso studied. Finally, in a more analytical component, it will be selected the most relevant aspects of international legislation and will be established the confrontation with the methodologies followed in Portugal in order to identify relevant aspects to include in a normative document to develop in Portugal in the future.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1487
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado

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