Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1304
Título: Práticas de avaliação pedagógica na educação de infância : um estudo numa instituição de ensino particular e cooperativo
Autor: Pereira, Maria Luísa de Lancastre Teotónio
Palavras-chave: Supervisão pedagógica
Práticas educativas
Avaliação
Qualidade
Pré-escolar
Pedagogical supervision
Educational practices
Evaluation
Quality
Preschool
Data de Defesa: Dez-2011
Resumo: O estudo que aqui se apresenta pretende descrever um processo de construção de avaliação no âmbito da Supervisão da prática pedagógica através de um estudo de caso numa instituição de ensino particular e cooperativo. Para a operacionalização do estudo foi utilizado um instrumento de observação e avaliação - a Escala de Empenhamento do Adulto e a Escala das Oportunidades Educativas – que fazem parte do projecto – DQP – “Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias”, permitindo relacionar a contribuição das escalas de observação no processo de desenvolvimento profissional e consequentemente na melhoria efectiva e concreta da qualidade da Educação Pré-Escolar. Através da metodologia de “focus group” procurou-se avaliar as estratégias de Supervisão fazendo entrevistas de grupo a Educadoras e Auxiliares de Acção Educativa. Esta estratégia de Supervisão abriu caminho a um processo de formação profissional e pessoal contribuindo simultaneamente para um desenvolvimento qualitativo da instituição onde se realizou o estudo.
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1304
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Práticas de avaliação pedagógica na educação.pdf3,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.