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Título: Projecto de execução da passagem superior 9A, na concessão Douro Litoral na A32/IC2 - Oliveira de Azeméis/IP1 (S. Lourenço)
Autor: Antunes, Francisco Miguel Domingos
Orientador: Cabral, Pedro Castro Caldas
Machado, Cristina Ferreira Xavier de Brito
Palavras-chave: Passagem superior
Betão armado e pré-esforçado
Construção tramo-a-tramo
Overpass
Span-by-span method
reinforced concrete
Data de Defesa: Dez-2011
Citação: Antunes, Francisco Miguel Domingos - Projecto de execução da passagem superior 9A, na concessão Douro Litoral na A32/IC2 - Oliveira de Azeméis/IP1 (S. Lourenço). Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.
Resumo: O presente trabalho teve como principal objectivo a aplicação dos conceitos adquiridos nas unidades curriculares da licenciatura e do mestrado. Nesse sentido tomou-se a opção da realização de um projecto de execução de uma obra de arte para o trabalho final de mestrado, realizado num conceituado gabinete de projecto de pontes e viadutos, com vista à obtenção do grau de mestre. O projecto refere-se a uma obra de arte que se insere num nó rodoviário de ligação entre duas auto-estradas que, dados os seus condicionamentos de perfil, quer longitudinal quer transversal, e implantação no local, pode ser considerada uma obra de arte especial. O processo de análise foi feito com recurso ao programa de cálculo automático SAP2000®, tendo em conta os regulamentos nacionais aplicáveis a estruturas de pontes e os Eurocódigos em fase de implementação em Portugal. O projecto de execução, objecto deste trabalho, foi realizado em função de uma metodologia de construção simples, que é o recurso à utilização, por fases, de cimbres apoiados no solo. A optimização das fases de construção é um factor condicionante na análise e concepção da obra de arte deste projecto, pelo que se procura obter uma relação optimizada entre o rendimento de construção e o funcionamento estrutural da obra de arte, de forma a garantir a segurança da estrutura e o conforto dos utilizadores a longo prazo.
The main purpose of the present study was the practical application of the theoretical concepts acquired during the Civil Engineering course and Master’s degree. In view of obtaining the Master degree the chosen option was to develop a design of an overpass, held a prestigious bridge design office. The project refers to an overpass that isinserted at a roadjunction linking two motorways. Given the constraints of the longitudinal and transversal profiles and the deployment on the site, the structure of this overpass can be considered “particular”. The analysis was conducted using the SAP2000®structural software, taking into account the National Codes applicable to bridge design and, also, the Eurocodes being implemented in Portugal. The design of the overpass was carried out considering that the structure was to be built by the span-by-span method using formwork supported on the ground. The optimization of the construction phase was a determinant factor in the analysis and design of the viaduct object of this study. So, a search tooptimise the relation between the productivity of the construction of the structure and its future behaviour from the point of view of its safety and long term user convenience was conducted.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1246
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