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Título: Concessão Douro Litoral A32/IC2: passagens inferiores pré-fabricadas no sistema arco "Techspan" e muros ala de suporte de terras no sistema "Terra Armada": ponte sobre o rio Antuã: aplicação da tecnologia "Freyssinet"
Autor: Cortes, David Gonçalves
Orientador: Chotalal, Hemesh
Palavras-chave: Tecnologia Terra Armada
Abóbadas
Arco Techspan
Muros
Montagem
Pré-fabricados
Tecnologia - Freyssinet
Pré-esforço
Aparelhos de apoio
Juntas de dilatação
Ponte
Bainhas
Aço
Reinforced earth technology
Precast arches
Techspan arch
Walls
Assembly
Prefabricated
Freyssinet technology
Prestressing
Pot bearings
Expansion joints
Bridge
Sheath
Stee
Data de Defesa: Dez-2011
Citação: Cortes, David Gonçalves - Concessão Douro Litoral A32/IC2: passagens inferiores pré-fabricadas no sistema arco "Techspan" e muros ala de suporte de terras no sistema "Terra Armada": ponte sobre o rio Antuã: aplicação da tecnologia "Freyssinet". Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.
Resumo: O presente relatório visa apresentar o trabalho desenvolvido pelo estagiário na empresa Freyssinet – Terra Armada, S.A. (FTA). O relatório traduz o acompanhamento do estagiário na construção e aplicação da tecnologia Terra Armada em duas passagens inferiores, bem como o acompanhamento dos trabalhos efectuados pela empresa FTA no que diz respeito à aplicação da tecnologia Freyssinet na ponte sobre o rio Antuã, estando ambas as obras abordadas inseridas no Lote 8 – “A32/IC2 Oliveira de Azeméis/IP1 (S. Lourenço) trecho 2 e 3 – a cargo da empresa Alves Ribeiro S.A.. Com a construção dos trechos 2 e 3 da A32 surgiu a necessidade de se restabelecerem algumas ligações, o que fez com que após estudadas as soluções passíveis de serem utilizadas, se tivesse optado pela construção de túneis a céu aberto na execução dos restabelecimentos. Descreve-se neste documento a metodologia utilizada e as tecnologias patenteadas pela empresa Terra Armada, sendo estas compostas pelos Arcos “Techspan” e muros de ala executados com recurso à tecnologia “Terra Armada”. Em relação à ponte sobre o rio Antuã inserida no trecho 2 da empreitada de construção da A32, foi construída com recurso a cimbre auto-lançável e betonada in situ, havendo a necessidade de aplicação de tecnologias patenteadas pela Freyssinet no que diz respeito às actividades de pré-esforço, aparelhos de apoio nas ligações entre o tabuleiro e os pilares e juntas de dilatação na ligação do tabuleiro aos encontros. Apresentam-se os procedimentos de montagem e aplicação das tecnologias anteriormente referidas. No presente relatório estão descritos e explicados detalhadamente os trabalhos executados pela FTA, nomeadamente a aplicação da tecnologia “Terra Armada” no que diz respeito à construção das passagens inferiores, e a aplicação da tecnologia “Freyssinet” aplicada aquando da construção da ponte sobre o rio Antuã.
The aim of this report is to present the work of the trainee at the company Freyssinet - Terra Armada, SA (FTA). Two distinct scenarios were experienced: manufacture and applicability of “Reinforced Earth” Technology in two underpasses, and applicability of “Freyssinet” Technology on a bridge over Antua river, being both constructions included in Lote 8 – “A32/IC2 Oliveira de Azeméis/IP1 (S. Lourenço) trecho 2 e 3” - construction undertaken by Alves Ribeiro S.A.. With the construction of A32 motorway, it was needed to reestablish some connections. Thus, and after being studied many solutions for those resettlements, false tunnels were chosen as the best option. The methodologies and the technologies patented by “Reinforced Earth” used in the construction of both underpasses, which are “Techspan” Arches and wing walls performed on “Reinforced Earth”, are described on this document. The bridge over Antuã river, which is inserted insection 2 of the contract for A32 construction, was built using self-releasable trusses and was concreted in situ. The application of technologies patented by Freyssinet, concerning prestress, bearings on the deck-columns connections and expansion jointsin the deck-abutments connections, were implemented. In this report are showed assembly procedures on the application of the technologies mentioned above. In the report are described and explained in detail the works usually performed by FTA, including the application of “Reinforced Earth” technologyregarding the construction of underpasses, and application of “Freyssinet” technology applied on the bridge over Antuã River.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1228
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