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Título: Medição do coeficiente de atrito da superfície de pavimentos: estudo do equipamento Grip Tester
Autor: Couchinho, Rui Pedro dos Santos
Orientador: Fortes, Luísa Ferreira Cardoso Teles
Neves, José Manuel Coelho das
Palavras-chave: Pavimentos
Coeficiente de atrito
GripTester
Incerteza
Repetibilidade
Reprodutibilidade
Pavements
Coefficient of friction
Uncertainty
Repeatability
Reproducibility
Data de Defesa: Dez-2011
Citação: Couchinho, Rui Pedro dos Santos - Medição do coeficiente de atrito da superfície de pavimentos: estudo do equipamento Grip Tester. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.
Resumo: Ao nível da segurança de circulação rodoviária e aeroportuária, a aderência entre os pneumáticos e a superfície do pavimento apresenta-se como uma das características superficiais mais importantes dos pavimentos em situações de piso molhado. Mundialmente, tem-se dado relevante importância a este facto, levando a que nas últimas décadas e anos, se tenham estudado diversos índices e equipamentos de medição do coeficiente de atrito de um dado pavimento aquando da presença de água. O objectivo da presente dissertação é o de aprofundar o conhecimento sobre a medição do coeficiente de atrito da superfície dos pavimentos de infraestruturas rodoviárias e aeroportuárias, com a particular incidência no estudo do equipamento GripTester. O trabalho realizado consistiu principalmente na análise de valores do coeficiente de atrito da camada de desgaste medidos no pavimento de um aeródromo, por três equipamentos GripTester, através de um ensaio de comparação interlaboratorial que foi organizado especificamente no âmbito desta dissertação. O trabalho desenvolvido permitiu concluir que foi importante desenvolver este estudo comparativo. Com efeito, a análise dos resultados do ensaio de comparação interlaboratorial mostrou que há diferenças no desempenho dos equipamentos participantes, que interessa aprofundar em estudos comparativos futuros.
At the level of safety of road traffic and airport, the adhesion between the tires and the deck surface presents as one of superficial characteristics most important of the pavements in situations of wet floor. Worldwide, it has given importance to this fact, leading to that in the last decades and years, have studied various indices and equipment for the measurement of the coefficient of friction of a given deck when the presence of water. The objective of this thesis is to deepen the knowledge on the measurement of the coefficient of friction of the surface of the pavements of road infrastructure and airport, with a particular focus on the study of the equipment GripTester. The work consisted mainly in the analysis of values of the coefficient of friction of the wear layer measured on the deck of an aerodrome, by three equipment GripTester, by means of a test for intercomparison that was organized specifically within the context of this thesis. The work has led to the conclusion that it was important to develop this comparative study. In fact, the analysis of the results of the test for intercomparison has showed that there are differences in the performance of the equipment participants, which is further in comparative studies future.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1187
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