Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1183
Título: Producing an explanatory proof in a 9th grade classroom
Autor: Rodrigues, Margarida
Palavras-chave: Conjecturação
Demonstração
Prática social
Recursos estruturantes
Cognição corporizada
Cognição matematica
Conjecturing
Proof, social practice
Structuring resources
Embodied cognition
Embodied mathematic
Data: Out-2009
Editora: Escola Superior de Educação de Setubal
Citação: Rodrigues, M. (2009). Producing an explanatory proof in a 9th grade classroom. Medi@ções, Revista OnLine da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 1(1): Interligações na Produção e na Investigação no Ensino Superior Politécnico, 108-125. Online: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/viewFile/8/pdf_4.
Resumo: Este artigo apresenta parte de um estudo fundamentado na problemática da demonstração na matemática escolar. Descreve o modo como quatro alunos do 9.º ano exploraram uma tarefa relacionada com a descoberta de eixos de simetria em várias figuras geométricas. A demonstração, que os mesmos construíram, teve essencialmente uma função explicativa. O papel da professora na negociação do significado de demonstração e da sua necessidade é igualmente analisado. Os alunos desenvolvem primeiro uma compreensão prática sem consciência das razões que fundamentam as afirmações matemáticas e só depois uma compreensão teórica que os conduz à construção de uma demonstração.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1183
ISSN: 1647-3078
Versão do Editor: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/viewFile/8/pdf_4
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Producing an explanatory proof.pdf14,08 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.