Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1178
Título: Como desenvolver nos alunos a capacidade de demonstrar
Autor: Santos, Elvira
Rodrigues, Margarida
Palavras-chave: Demonstração
Currículo
Matemática
Aprendizagem matemática
Professor
Data: Set-2009
Editora: Escola Básica 2,3 de Bocage
Citação: Santos, E., & Rodrigues, M. (2009). Como desenvolver nos alunos a capacidade de demonstrar
Resumo: O novo Programa de Matemática do Ensino Básico dá um especial destaque à demonstração no 3.º Ciclo, integrando-a numa das capacidades transversais, o raciocínio matemático, e enquadrando-a num processo que se vai desenvolvendo desde os primeiros anos de escolaridade. Pressupõe-se portanto que a sua abordagem deverá ser transversal a todos os domínios temáticos. Nele refere-se que no “fim do 3.º ciclo, os alunos devem ser capazes de distinguir entre raciocínio indutivo e dedutivo e reconhecer diferentes métodos de demonstração” (p. 8). A investigação desenvolvida por Margarida Rodrigues que contou com a participação de Elvira Santos evidencia a importância do papel do professor na negociação com os alunos da necessidade da demonstração na aula de Matemática e do seu significado. Propomo-nos partilhar alguns resultados dessa investigação, centrando a nossa atenção nos aspectos a atender na acção didáctica do professor em estreita relação com as funções da demonstração.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1178
Aparece nas colecções:ESELx - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Como desenvolver nos alunos a capacidade de demonstrar.pdf91,48 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.