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Título: Análise de conforto de ciclistas por simulação multicorpo
Autor: Ferreira, João Paulo do Carmo
Orientador: Gonçalves, João Pedro Castro
Palavras-chave: Análise de conforto de ciclistas
Medição de vibração em bicicletas
Exposição humana à vibração
Transmissão de vibrações
Comfort analysis of cyclists
Vibration measurement on bicycles
Human exposure to vibration
Transmission of vibrations
Data de Defesa: Set-2011
Citação: Ferreira, João Paulo do Carmo - Análise de conforto de ciclistas por simulação multicorpo. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento dinâmico das bicicletas com o principal objectivo de quantificar o conforto de um ciclista. Neste trabalho serão estudados dois tipos de bicicletas: uma apenas com suspensão dianteira e outra com suspensão dianteira e traseira (ou suspensão total), e três classes de pavimento: um mais sinuoso, um mais suave e um intermédio. Para cada uma destas situações o que se pretende é analisar a quantidade de vibração que é transmitida para o corpo do ciclista através dos três pontos de contacto existentes entre ambos: Assento, guiador e pedais. Os valores obtidos são comparados entre os vários casos e também com valores referência, fornecidos por normas, afim de analisar a situação de conforto do ciclista. Após a realização dos estudos o que se verificou é que o ciclista está numa situação mais desconfortável em pisos mais sinuosos, e que nesta situação se utilizar uma bicicleta de suspensão total está sujeito a vibrações inferiores. No entanto, o mais importante a concluir é que em qualquer uma das situações estudadas o ciclista encontra-se sempre dentro de uma zona conforto segundo as normas utilizadas.
This paper presents a study off the dynamic behavior of bicycles with the objective of quantifying the comfort of a rider. This paper willstudy two types of bicycles (one with only front suspension and another one with both front and rear suspension) and three classes of surface: a more sinuous one, a softer one and an intermediate one. For each of these situations the aim is to analyze the amount of vibration that is transmitted to the rider's body through the three points of contact: seat, handlebars and pedals. The values obtained are then compared among themselves and with reference values, provided by standards in order to analyze the situation of the rider's comfort. Several simulations were run. The results obtained show that for the more sinuous road, where the rider faces less confort, the use of full suspension reduces the overall accelerations peak and has higher confort. However,in any one of the situations studied the rider is always within a zone comfort according to the standards used, and his capable of riding the bicycle for long time.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1164
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