Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1159
Título: O papel da particularização no processo de demonstrar
Autor: Rodrigues, Margarida
Palavras-chave: Esquema demonstrativo,
Particularização
Generalização
Data: Set-2010
Editora: Escola Superior de Educação de Lisboa
Citação: Rodrigues, M. (2010). O papel da particularização no processo de demonstrar. In H. Gomes, L. Menezes e I. Cabrita (Orgs.), Actas do XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 330-340). Lisboa: Associação de Professores de Matemática
Resumo: A presente comunicação enquadra-se no âmbito da investigação que desenvolvi, conducente à dissertação de doutoramento, e que teve como objectivo analisar as formas de persuasão e convencimento desenvolvidas pelos alunos e o papel da demonstração na aprendizagem matemática no contexto da sua relação com a prática social da aula de Matemática. A metodologia adoptada no estudo tem uma natureza interpretativa e os participantes no estudo foram uma turma de 9.º ano e a respectiva professora de Matemática. Nesta comunicação, vou focar o papel crucial dos exemplos particulares no processo demonstrativo, incidindo a atenção na evolução do seu estatuto e do seu carácter, através da apresentação e da discussão de alguns dos resultados do estudo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1159
ISBN: 978-972-8768-45-4
Aparece nas colecções:ESELx - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O papel da particularização.pdf624,35 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.