Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1148
Título: As capacidades transversais no novo programa do ensino básico : desafios da sua integração
Autor: Rodrigues, Margarida
Palavras-chave: Programa do ensino básico
Data: Nov-2009
Editora: Associação de Professores de Matemática
Citação: Rodrigues, M. (2009). As capacidades transversais no Novo Programa do Ensino Básico: Desafios da sua integração. Educação e Matemática, 105, 38-40
Resumo: Um dos pontos fortes do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB) é, no meu ponto de vista, a sua ênfase nas capacidades transversais, nomeadamente a resolução de problemas, a comunicação e o raciocínio matemáticos. Poderemos questionar, em primeiro lugar, em que medida é que a integração curricular destas três capacidades constitui um aspecto distintivo do NPMEB. Se analisarmos os programas anteriores de Matemática do ensino básico, constatamos que os mesmos referenciam o desenvolvimento destas capacidades como uma das finalidades do ensino da Matemática no ensino básico, fazendo também parte dos objectivos gerais de ciclo. Não se trata, pois, de uma novidade: algo eventualmente ausente nos anteriores programas. O que me parece que é nitidamente distintivo é o modo como se encara a sua integração curricular no NPMEB.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1148
ISSN: 0871-7222
Versão do Editor: http://www.apm.pt/files/_EM105_pp038-040_hq_4ba7178da372f.pdf
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
As capacidades transversais no novo programa do ensino básico.pdf51,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.