Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1146
Título: Aplicação de ferramentas associadas à filosofia lean
Autor: Almeida, João Pedro Henriques de
Orientador: Abreu, António João Pina da Costa Feliciano
Palavras-chave: Lean
Ferramentas
Indústria
Serviços
Tools
Industry
services
Data de Defesa: Set-2011
Citação: Almeida, João Pedro Henriques de - Aplicação de ferramentas associadas à filosofia lean. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.
Resumo: A competitividade entre as empresas e a busca por modelos de gestão e organização cada vez mais eficientes, tem dominado a actualidade. A filosofia de gestão Lean vem dar resposta a essas necessidades de aumento dos níveis de competitividade e eficiência, através de uma mudança da cultura organizacional, que assenta na redução ou eliminação de desperdícios e na melhoria contínua dos processos de fabrico de bens ou do fornecimento de serviços. A gestão Lean é suportada e implementada pela aplicação de um conjunto de ferramentas correctamente seleccionadas e adaptadas ao contexto organizacional da empresa ou organização. A presente dissertação visa caracterizar as ferramentas mais comuns da filosofia Lean, tendo em consideração a sua aplicabilidade na indústria e no sector dos serviços. É igualmente abordada a forma de aplicação das ferramentas Lean de maneira a que não constituam um acto isolado que conduz seguramente ao fracasso da implementação Lean na organização. Por essa razão são discutidas algumas regras e critérios, com base na proposta de um método de aplicação das ferramentas Lean que evite erros cometidos no passado e que levaram ao insucesso da aplicação do Lean em algumas organizações. Recorreu-se a um estudo de caso do ramo dos serviços, cujos resultados permitiram verificar a aplicabilidade do método proposto na aplicação de ferramentas Lean ao ramo dos serviços. O estudo de caso revelou a existência de uma elevada percentagem de desperdícios no processo em análise e permitiu melhorar o funcionamento desses mesmos processos. As melhorias alcançadas foram realizadas com base na eliminação dos desperdícios, na resolução de problemas e consequente uniformização de processos que melhoraram a qualidade e eficiência do serviço prestado, evidenciando que a organização alvo do estudo se encontra no bom caminho para atingir com sucesso a alteração da cultura organizacional para a filosofia Lean.
Competition among firms and the search for more efficient management and organization models is presently a dominant issue. Lean management philosophy proposes an answer to these needs of increasing the level of competitiveness and efficiency which involves a change in the organizational culture. This change is based on the reduction or elimination of waste and on the continuous improvement of the processes used in the products manufacturing or services delivery. Lean management is based and implemented through the application of a set of tools properly selected and adapted to the organizationalcontext of the firm where the change will be introduced. This dissertation aims to characterize the most usual tools of Lean philosophy, having in mind its application in the industry and services sector. It is also presented the way Lean tools should be applied in order to avoid an isolated procedure, which would lead to the failure of the Lean implementation in the organization. This way, we discuss some rules and criteria for a correct application of Lean tools in order to avoid some errors carried out in the past which were responsible for the failure of Lean implementation in some organizations. We developed a study case in the services area, theresults of which allowed us to verify the applicability of some tools designed for the industry, such as the VSM or the visual management, and that its application could be extended to the services sector. The study case showed a high percentage of waste in the process in analysis and allowed to improve the running of the service. The improvement reached was achieved through the elimination of the waste, the solution of problems and its consequent processes uniformization, which led to the quality and efficiency of the service delivery, showing that the organization in study is going through a successful process of changing its organizational culture into the Lean philosophy.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1146
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Mecan. - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
aplicação de ferramentas associadas à filosofia lean.pdf177,49 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.