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Título: Leanness na manutenção aeronáutica: o caso FAP
Autor: Ribeiro, Sandra Daniela Martins
Orientador: Mendonça, Maria Cristina Lança Vilhena
Carinhas, Henrique Pereira
Palavras-chave: Lean
Lean na manutenção
Manutenção aeronáutica
Ferramentas Lean
C check
Planeamento da manutenção
Força Aérea Portuguesa
Lean maintenance
Aviation maintenance
Lean tools
Maintenance planning
Portuguese Air Force
Data de Defesa: Set-2011
Citação: Ribeiro, Sandra Daniela Martins - Leanness na manutenção aeronáutica: o caso FAP. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.
Resumo: Os sistemas de armas da Força Aérea Portuguesa (FAP) têm por missão a defesa militar de Portugal, através de operações aéreas e da defesa do espaço aéreo nacional, sendo o F-16 o principal avião de ataque em uso nesta organização. Neste sentido, e tendo em conta o actual contexto económico mundial, as organizações devem rentabilizar todos os recursos disponíveis, custos associados e optimizar processos de trabalho. Tendo por base os pressupostos anteriores, o presente estudo pretende analisar a implementação de lean na FAP, uma vez que esta filosofia assenta na eliminação de desperdícios com vista a uma melhoria da qualidade e diminuição de tempos e custos. Posto isto, a análise deste trabalho vai recair sobre a área de manutenção do F-16, em concreto na Inspeção de Fase (IF), um tipo de manutenção que esta aeronave realiza a cada trezentas horas de voo. O estudo de caso vai incidir em dois momentos da IF: o primeiro ponto relaciona-se com o processamento da recolha de dados para a reunião preliminar onde são definidas, para as áreas de trabalho executantes, as ações de manutenção a realizar com a paragem da aeronave. Deste modo, pretende-se averiguar as causas inerentes aos atrasos verificados para a realização desta reunião. O segundo ponto em observação compreende a informação obtida através da aplicação informática SIAGFA, em uso na FAP, para o processamento de dados de manutenção das quatro aeronaves que inauguraram a IF com a filosofia lean. Esta análise permitiu perceber o número de horas de trabalho dispendidas (em média pelas quatro aeronaves) por cada uma das cartas de trabalho, verificando-se que as cartas adicionais comportam mais horas; foi possível compreender quais as áreas de trabalho consideradas críticas; foram identificados os dias de trabalho realizado e tempos de paragem sem qualquer tipo de intervenção. Foi ainda avaliado, por aeronave, o número de horas de trabalho realizadas na IF e quais os constrangimentos que se verificaram nas aeronaves, que não realizaram a IF no tempo definido para tal.
The weapons systems of the Portuguese Air Force (PoAF) have the task of the military defense of Portugal, through air operations and defense of national airspace,being the F-16 the main attack aircraft in use in this organization. In this regard, and given the current global economic environment, organizations must capitalize all available resources, costs, and optimize work processes. Based on the previous assumptions, this study intends to examine the implementation of Lean in PoAF, since this philosophy is based on the elimination of waste with a view toimproving the quality and decrease time and costs. In this sense, the analysis will be on the area of maintenance of the F-16, specifically the Phase Inspection (PI), a type of maintenance that the aircraft performs every 300 flight hours. The case study will focus on two moments of the PI: the first point relates to the processing of data collection for the preliminary meeting where are defined, for the work areas, the maintenance actions to perform when the aircraft is stopped. Thus, is intended to investigate the underlying causes of delays for this meeting. The second point of observation includes the information obtained from thecomputer application SIAGFA in use in PoAF, for the processing of maintenance dataof the four aircraft that initiated the PI with Lean philosophy. This analysis allowed tounderstand the number of hours spent (on average by the four aircrafts) for each of the task cards, verifying that the additional cards have more hours then the rest, it was possible to understand what work areas are considered more critical, were identified the days of work and downtime without any intervention. It was further assessed by aircraft,the number of hours of work performed in the PI and the constraints which have occurred in the aircraft, which did not perform PI in the defined time.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1130
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Mecan. - Dissertações de Mestrado

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