Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/109
Título: Entre o pré-escolar e o primeiro ciclo: descrição de um processo supervisivo entre pares
Autor: Costa, Maria de Lurdes Pires
Palavras-chave: Supervisão
DQP (Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias);
Investigação
Acção
Formação
Articulação Pré-Escolar
Primeiro Ciclo
Amigo Crítico
Data de Defesa: Dez-2010
Resumo: O presente estudo realizou-se em duas escolas do primeiro ciclo com jardim-de infância. Pretendeu compreender, de que modo o Projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parceria (DQP), poderá proporcionar uma estratégia de supervisão validada, entre pares, sobre o trabalho de articulação desenvolvido entre o pré-escolar e o 1ºciclo, funcionando como um instrumento de desenvolvimento profissional. A revisão da literatura, exposta em três capítulos, apresenta o ponto de vista de diversos investigadores sobre a problemática da articulação entre o pré-escolar e o primeiro ciclo, sobre a supervisão, como atitude reflexiva, formativa e promotora de mudança. Apresentando o projecto DQP como instrumento de investigação-acção-formação. Por se tratar de um estudo de reflexão sobre a própria acção e de desenvolvimento de práticas entre pares, foi escolhida uma metodologia qualitativa de formação investigação-acção. Utilizaram-se métodos mistos, a partir dos instrumentos do projecto DQP e da narrativa supervisiva, elaborada e analisada pela própria autora no decorrer do processo investigativo. O estudo conclui que o projecto DQP funcionou como instrumento de formação e supervisão das práticas em parceria. Proporcionou a reflexão sobre os respectivos contextos, envolvendo todos os parceiros. Promoveu práticas de reflexão sobre a articulação entre o pré-escolar e o primeiro ciclo, verificando-se um maior enfoque neste aspecto, por parte de todos os intervenientes. O estudo contribuiu para o desenvolvimento profissional dos gestores intermédios, dos docentes envolvidos nas duas escolas, e da própria supervisora. Sugere-se a continuação do trabalho iniciado e a realização de outros estudos dentro da mesma área.
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/109
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Entre o Pré-Escolar e o Primeiro Ciclo.pdf2,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.